segunda-feira, 19 de junho de 2017

Inverta-se: A importância das posturas invertidas

Inverta-se  


As posturas invertidas costumam chamar atenção por sua beleza e grau de dificuldade, mas os benefícios e toda simbologia trabalhada nestas posturas vão muito além dessa primeira impressão. 

Simbologia geral das invertidas:
O ato em si de se inverter ou se pôr de ponta cabeça já é uma porta de abertura para uma nova percepção. Por inverter o fluxo sanguíneo do corpo, as posturas invertias ajudam a ventilar a mente, esse feito acontece por que essas posturas trazem todo o sangue do corpo para tronco e cabeça, dando assim maior nível de oxigenação ao cérebro, existe uma bela lista de benefícios e contra indicações que vamos ver mais adiante, mas já te posso adiantar que fazer uma invertida abre espaço para vermos a vida através de um novo ponto de vista, de modo a nos ajudar a sair de nossas novelas mentais” e alcançar uma maior expansão de consciência, se praticada com frequência, é claro.

O quê são posturas invertidas, cuidados e contraindicações: 
É necessário tomar cuidado com as posturas invertidas, lembrando que invertida é toda e qualquer postura ou posição em que o coração fica à cima da cabeça. E isso quer dizer que existem muitas posturas no Yoga que classificamos como posturas de transição ou estabilização, que podem ter o efeito invertido, um bom exemplo é a postura do cão olhando para baixo, Adho Mukhasvanasana:


É uma postura em que utilizamos como transição de uma postura para outra durante a prática e também como uma opção de postura de estabilização, descanso, onde permanecemos nela para respirar e reequilibrar o corpo para a próxima postura. Então, fica a dica de observar se você está com alguma doença ou dor que constem na lista de contraindicações. Importante ressaltar que Yoga é uma prática que visa trazer maior qualidade de vida e não piorar um estado clinico ou agravar dores, por favor, respeite os limites de seu corpo para atingir no seu próprio tempo os benefícios da pratica de Yoga.
Cuidados:
- Não praticar invertidas quando estiver em período menstrual.
Não é recomendado fazer invertida neste período por que menstruar é um processo necessário para a efetiva renovação e saúde do corpo feminino, quando fazemos uma invertida invertemos o fluxo sanguíneo e isso impede que a menstruação flua naturalmente. A prática de invertidas durante o período menstrual pode gerar dores de cabeça, cólicas, pode desregular o fluxo e impedir a limpeza efetiva do corpo.
- Não é recomendado para gravidas.
Existem linhas do Yoga que proíbem a pratica de invertidas para as gravidas por que pode inverter a posição do feto no útero, prejudicando sua saída na hora do parto, além de aumentar a pressão sanguínea da gravida em um momento que todo o cuidado é mais do que necessário, né, gente?! Não vejo necessidade nenhuma de colocar em risco sua própria saúde e a do seu bebê só para fazer uma postura de Yoga que não trará benefício. Para uma gravida que já é praticante de Yoga há anos e tem total consciência de seu corpo, acredito que com muito, muito cuidado a invertida possa ser feita.
- Não movimente o pescoço enquanto faça uma invertida.
Quando se está em uma invertida, não é recomendado movimentar o pescoço porque todo o peso do corpo passa pela nossa sensível cervical e o simples ato de virar para um lado ou outro pode causar lesões graves nesta área. Preste muita atenção nas instruções de seu professor de Yoga e depois execute a postura, assim você não precisa virar o pescoço para olhar para o seu professor. E, lembre-se, que seu professor está ali por você, então, sempre que estiver com dúvidas chame seu professor ou pergunte antes de executar a postura.
Contraindicações:
- Hipertensão;
- Problemas cardíacos em geral;
- Derrame cerebral;
- Glaucoma;
- Hernia de hiato;
- Hernia na cervical;
- Refluxo esofágico;
- Crises de enxaqueca;
- Em casos de dores ou lesões nos punhos, pescoço e ombros.
Essa é uma lista geral de contraindicações para as posturas invertidas da Yoga, cada postura pode ter mais uma ou outra contraindicação, por isso pergunte, fale com seu professor ou me envie um email no caso de dúvidas (thais.bertoti@gmail.com).

E aqui segue um vídeo com uma serie de invertidas e uma postura de compensação pós invertida:



*Lista de Posturas:
- Sarvangasana - Postura da Vela;
- Variação da Vela com um joelho na testa;
- Halasana - Postura do Arado;
- Invertida em Malasana - Postura invertida da Mandala;
- Postura final de compensação: Matsyasana - Postura do peixe.

Boa pratica,
Prof Thaís Bertoti

Nenhum comentário:

Postar um comentário